Marketing /
19 de AGOSTO de 2015 /
Marco Fontaneti /
3918
Quer saber em que época do ano as pessoas mais procuram pelo seu serviço? Quer visualizar o histórico de interesse por determinado produto? Ou visualizar tendências de consumo e comparar similares ao longo do tempo?
Sabia que é possível e bem mais fácil do que você pensou?
Com a ferramenta Google Trends é possível acompanhar tendências, sazonalidades e dados regionais para termos de busca que tenham significativo volume de pesquisa na rede.
Abaixo vamos dar dois exemplos, para iniciar. Depois é com você, divirta-se!
Pode-se constatar por exemplo que a busca por “moda inverno” (palavra-informação) dá-se todos os anos por volta de abril/maio e que a busca por “casaco” (palavra-produto) dá-se todos os anos já nos meses de inverno (junho e julho).
Pela mesma consulta é possível verificar que o volume de busca por esses termos é muito maior nos estados do centro-sul do que nos estados do norte-nordeste.
Agora vamos pensar na tendência da mobilidade nos últimos 8 anos. Fazendo uma consulta por “comprar computador”, “comprar notebook” e “comprar celular” de 2004 até 2012, fica clara a queda da venda de computadores, o aumento (até certo ponto) na venda de notebooks e a subida agressiva na venda de celulares.
Agora vai lá e brinca um pouco! Tenho certeza que esta ferramenta pode te ajudar a ter algumas sacadas que podem ajudar no seu negócio.
Gostou? Veja mais artigos da categoria Marketing
ou sobre VendasMarketing de BuscaMarketing DigitalTendências
Ferramentas para Otimização SEO do seu site
Como escolher um bom nome de domínio para seu site e emails?
Boatos na Internet, leia antes de compartilhar
Como melhorar a posição do meu site no Google?
Dicas para deixar seu site mais rápido
Pra que serve um site? E o que você quer dele?
A Estratégia do Oceano Azul
Boatos na Internet, leia antes de compartilhar
Como Chegar ao Sim? O que é um bom acordo?
Estatísticas sobre Internet, para Empresas