Dicas /
30 de JUNHO de 2015 /
Marco Fontaneti /
1559
Aparecer na primeira página dos resultados de busca do Google tornou-se o desejo número um de muitos empresários. Afinal, todos sabemos da importância e eficácia de ser encontrado por seu cliente bem na hora em que ele está procurando seu produto ou serviço.
enho visto, porém, uma corrida maluca. Na ânsia de obter o retorno que uma boa colocação nas páginas de busca traz para seu negócio, alguns empresários (e suas agências, digitais ou não) têm feito de tudo e a qualquer custo, causando a desqualificação de seu site perante o buscador e os possíveis clientes.
O problema ocorre de duas formas.
Fazer black hat SEO, ou seja, usar técnicas sujas de otimização, não funciona por muito tempo. Repetir palavras-chave exageradamente, forjar textos e links, trocar links, utilizar link farms, editar meta tags que não condizem com o conteúdo do site, duplicar páginas e conteúdo visando apenas os resultados de busca… Tudo isso, pode até funcionar (ou ter funcionado) por um tempo, mas o Google está sempre atualizando seus algoritimos para não cair nessa jogada e, mais que isso, punir tais sites, excluindo-os dos resultados de busca.
Dois motivos para o Google fazer isto. Primeiro, entregar conteúdo de qualidade para quem busca é essencial para a sobrevivência deles como negócio. Segundo, fazendo assim, ou você investe tempo e dinheiro para produzir conteúdo de qualidade, bem organizado, com boa navegação ou então vai aparecer de outra forma, anunciando do Google Adwords, o que também é bom para eles.
Imaginemos porém, que você apareça em primeiro lugar na busca do Google e que um provável cliente clique e entre em seu site. O que ele vê lá? Um texto legível e agradável, que o informa bem e o ajuda a decidir pela compra? Ou um texto feito para robôs de busca, sem sentido, repetitivo, cheio de links que não levam a nada que agregue valor e informação?
Você tem que fazer o site para o seu cliente, não para o Google. Pois se seu site for de interesse para o cliente, a tendência é que o Google o valorize. Por isso é que se diz “escreva pensando no seu público e o Google fará o resto”.
O ideal mesmo é investir em produção ou curadoria de conteúdo web de qualidade e atualizar seu site com frequência. O resultado pode até demorar um pouco mais, mas o retorno será maior e sustentável. Como se diz: na web, conteúdo é rei.
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