Como escolher um bom nome de domínio para seu site e emails?

Grafia, exclusividade e facilidade de pronúncia são itens a considerar.

Dicas / 06 de ABRIL de 2017 / Marco Fontaneti / 442





O nome ideal 

Chegou a hora de registrar um domínio para fazer o site e os emails do seu negócio e você deve estar se perguntando "qual a melhor escolha" ? 

Realmente é importante ter atenção e cuidado na hora de fazer essa escolha. 

A primeira opção costuma sempre ser o nome da empresa seguido do TLD (sufixo do domínio, a famosa terminação ".com.br" ou ".com"). Por exemplo, no caso da Pratza, escolhemos [pratza.com.br] e para nós esta era mesmo a opção ideal. 

Primeiro, porque é curto, Isso facilita a aplicação em materiais de divulgação e a digitação do endereço. 

Segundo, porque tem grafia clara. Ou seja, uma vez sabendo o nome da empresa, não há dúvida alguma sobre como escrever o endereço. 

Terceiro porque tem pronúncia fácil. "Pratza ponto com ponto be erre" e pronto. 

Quarto, porque sendo uma empresa local localizada no Brasil, o costume é mesmo usar a terminação mais comum ".com.br" em vez de ".com" ou ".net.br", entre outros. 

Quando o nome ideal não é possível 

Mas é claro que há casos que, dependendo do nome da sua empresa ou do seu negócio, o nome ideal já foi escolhido por outra empresa e você tem então que buscar alternativas. 

Nestes casos, minha recomendação é que você faça escolhas que evitem algumas situações indesejáveis. 

Evite emendar palavras que causem sequência de letras repetidas, pois embora a pronúncia possa ficar boa, a escrita fica confusa. Por exemplo [pratzaamericana.com.br] ou [apppratza.com.br]. 

Evite emendar palavras que causem sonoridades não existentes na pronúncia original. Neste caso a confusão ocorre tanto na grafia quanto na pronúncia. Como em [pratzainternetemobilidade.com.br]. 

Cuidado para não criar, sem querer, um trocadilho de mau gosto, por exemplo ......................... é... neste momento não me lembro de nada que não soe grosseiro aqui. Mas acho que você entendeu né? 

Evite nomes muito extensos, pois dificulta a aplicação harmoniosa em materiais impressos como um cartão de visitas ou até mesmo pode causar quebra de linha ao ler em um dispositivo com tela menor, como no celular. Não seria muito prático usar [pratzadesenvolvimentodesitesemamericana.com.br] não é mesmo? 

Sugiro ainda, evitar domínios com sufixos não tão comuns como ".net.br" ou ".ind.br" para empresas. Ou combinações do tipo "nomedaempresanet.com.br". Um motivo é que como não são tão comuns, não são tão fáceis de memorizar, e outro é que ao adicionar um "net" ao nome da empresa, ele pode soar como um elemento estranho dependendo do ramo de atividade do seu negócio. 

Marcas registradas ou não 

Vale lembrar, sempre, que é importante verificar se você não está infringindo algum exclusividade no direito de uso de alguns nomes. Na dúvida, consulte algum advogado ou assessoria de marcas e patentes. 

Mas mesmo se a marca ou nome não for registrado ou de uso exclusivo, evite usar um domínio que cause confusão no seu público ou que de alguma forma ainda que indireta possa ser associado a uma marca com postura totalmente oposta à sua. 

Inventan.do 

Mas por outro lado, também há oportunidades incríveis de criar nomes de domínio muito interessantes usando sufixos diferenciados. Por exemplo: [estrut.tur.ar] ou [change.it], o primeiro usa um TLD da Argentina e o segundo da Itália. 

E não posso deixar de mencionar os domínios ".com" que são sim muito interessantes em alguns casos, principalmente quando seu negócio tem uma proposta mais global e menos local. 




Gostou? Veja mais artigos da categoria Dicas


Receba os posts por e-mail!

 

Acompanhe as novidades sobre tecnologia e melhorias para seu negócio.





pratza

Especialista em Websites,
desde 2008.

Entre em contato