Pra que serve um website? E o que você quer dele?

Marketing / 06 de JULHO de 2015 / Marco Fontaneti / 2902





Muitas vezes, esquecemos do óbvio e perdemos o foco de um projeto. Pensando nisso, vou sugerir aqui algumas reflexões simples e importantes. Através delas, acredito que podemos obter muito mais resultado positivo com qualquer website corporativo ou de negócios. 

O que seu website faz por sua empresa? 

Primeiro, um website precisa fazer pelo menos uma das seguintes coisas, e provavelmente as duas: 

• Falar de forma convincente a respeito do que você faz. 

• Transformar um estranho em um conhecido, e um conhecido em um cliente. 

Segundo, um website pode provocar quatro ações nos momentos seguintes a que alguém o visita: 

 A pessoa clica e vai para outro lugar que você deseja que ela vá. 

 A pessoa clica e lhe dá permissão de fazer um acompanhamento por e-mail ou telefone. 

 A pessoa clica e compra algo. 

 A pessoa conta para um amigo, seja clicando, blogando, twittando, telefonando ou conversando pessoalmente. 

Se você estiver tentando fazer mais que isso, estará desperdiçando tempo, dinheiro e foco. Por outro lado, se você não está realizando nem isso, então há algo de errado e seu site provavelmente está sendo mal aproveitado. É simples, mas não é fácil. 

O que você deseja que o visitante faça? 

Três perguntas que você deve fazer para cada página do seu site: 

 Quem está aqui nesta página? 

 O que você deseja que ele faça? 

 Como convencê-lo ou persuadi-lo a fazer isso? 

Se você não consegue responder essas três perguntas para determinada página do seu site, então não deveria colocar esta página no ar. Um tanto quanto óbvio mas, novamente, nada fácil. 

OK, há outros casos sim... 

Claro, seu site pode exercer outras funções, quando por exemplo você disponibiliza informações que permitam o cliente resolver problemas mais rapidamente do que se ele ligasse para sua equipe de suporte do produto. Embora páginas deste tipo não gerem nenhuma das ações que mencionamos aqui, isso ainda é inteligente e útil, pois economiza tempo do cliente e economiza recursos da sua empresa. 

Enfim, cada caso é um caso, mas submeter seu site a estas perguntas, com certeza é valioso e pode ajudá-lo a construir um site muito mais eficaz. 






Gostou? Veja mais artigos da categoria Marketing
ou sobre WebsitesMarketing DigitalMarketing de ConteúdoVendas


Receba os posts por e-mail!

 

Acompanhe as novidades sobre tecnologia e melhorias para seu negócio.





pratza

Especialista em Websites,
desde 2008.

Entre em contato